Perda auditiva induzida por ruído

Portrait business woman screaming at street car traffic

VOCÊ SABE O QUE É PAIR?

PAIR – PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO

Acontece quando há exposição frequente a ruídos fortes ou moderadamente alto por um longo período de tempo que, consequentemente, danifica a sua audição. Células e nervos do ouvido interno são desgastados por exposição contínua a sons altos, danificando a sua audição permanentemente.

O ruído prejudica a sua audição dependendo do volume e o tempo que você está exposto ao ruído. O volume de um som (medido em decibéis, ou dB) e do tempo de exposição estão relacionados. Quanto mais alto o som, menor deve ser a exposição para que não ocorram danos. Por exemplo, 8 horas de exposição diária a 85 dB de ruído (equivale ao ruído de uma rua com trânsito intenso), pode começar a danificar as orelhas de uma pessoa ao longo do tempo. Usando ferramentas de poder (a cerca de 100 dB), ouvindo fones de ouvido estéreo altos (em cerca de 110 dB), assistir a um concerto de rock (a cerca de 120 dB) ou ouvir um tiro (em 140-170 dB) pode danificar a audição de algumas pessoas depois de apenas algumas vezes.

1) Quais são os sintomas da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)?

A razão das pessoas não perceberem o perigo de ruído é que a exposição excessiva ao ruído causa poucos sintomas. A perda auditiva é raramente dolorosa. Os sintomas são geralmente vagos, como sentimentos de pressão nos ouvidos, a fala que parece ser abafada, e um som de zumbido nos ouvidos que você percebe quando está em lugares calmos. Esses sintomas podem desaparecer em minutos, horas ou dias após a exposição ao ruído alto.

As pessoas normalmente presumem que, se os sintomas desaparecerem, os seus ouvidos voltaram ao normal. Isso não é verdade. Mesmo se não houver sintomas, algumas das células do ouvido interno podem ter sido destruídas pelo ruído.

A sua audição volta ao normal se as células forem saudáveis o suficiente em seu ouvido interno. Mas é possível desenvolver uma perda auditiva permanente se a exposição ao ruído for repetitiva, pois muitas células serão destruídas.

O primeiro sinal de uma perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é não ouvir sons agudos, como o canto dos pássaros, não compreender a fala quando está em uma multidão ou uma área com um monte de ruído de fundo.

2) Como você pode decidir que os ruídos são muito altos?

Os seguintes sinais devem ser uma bandeira vermelha que o barulho em torno de você é muito alto:

  • Se você começar a falar mais alto que as pessoas ao redor.
  • Se você não consegue entender alguém que está falando com você com menos de 2 metros de distância.
  • Se uma pessoa de pé perto de você pode ouvir os sons do seu fone de ouvido.

Como que a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é diagnosticada? Ela é gradual, quase imperceptível e seu desenvolvimento ocorre conforme o passar dos anos, por isso, seu diagnóstico é difícil, o que só piora a perda de audição. O que o indivíduo pode perceber é um pequeno ruído ou outros sons na orelha, o qual pode ser resultado de longo período de exposição ao ruído.

O indivíduo também pode ter problemas ao entender o que outras pessoas falam, pois pode parecer que estão murmurando, especialmente em lugares mais barulhentos. Isto pode ser o início de perda auditiva de alta frequência, e um teste de audição pode detectá-la. Esses sintomas podem ser nada mais do que a cera impactada na orelha ou uma infecção no ouvido, que podem ser facilmente corrigidos. No entanto, o problema pode ser mais grave, como a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), o que pode resultar em perda da audição permanente.

Quando sentir algum dos sintomas acima, consulte um médico com treinamento especial em cuidados de ouvido e distúrbios auditivos. O médico pode diagnosticar o seu problema auditivo e recomendar a melhor maneira de controlá-lo.

3) Como prevenir da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)?

A melhor maneira de prevenir futuros danos ao ouvido é evitar sua exposição ao som alto. Quando estiver assistindo televisão ou ouvindo MP3, tente não deixar o volume muito alto. Tente evitar atividades que possam danificar os ouvidos, como mergulho e o uso de alguns remédios, como a aspirina.

4) Protegendo a audição

Quando não for possível evitar lugares com barulhos excessivos, use protetor auricular. Um exemplo de lugares onde a proteção deve ser usada é quando utilizar ferramentas que fazem barulho excessivo.

Há dois tipos de aparelhos protetores que diminuem a intensidade do som que chegam aos tímpanos: protetor auricular (protetor de ouvido) e abafadores auditivos.

A perda de audição pode afetar a vida de um indivíduo em várias formas. Ruídos altos pode reduzir a eficiência em executar trabalhos difíceis, pois distrai o indivíduo e as conversas são mais difíceis de serem compreendidas.

EVITE TODOS ESSES PROBLEMAS!

CHAME A VEDASOM: www.janelasacusticasvedasom.com.br

TELS: (21) 3490-4885 (21) 2513-5253 (21) 98886-5561 whatsapp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *